A ética e o respeito no Karate

Ética
A prática do Karate está repleta de exercícios fortes e combativos, porém não se pode perder de vista o espírito de conciliação, buscando a vitória pela harmonia, pela paz, livrando se de atitudes egoístas. Um carateca deve treinar com seu companheiro com todo respeito e consideração, pois o considera como parte de si mesmo e sem o qual não há treinamento. Deve-se ainda ao instrutor respeito e agradecimento pela transmissão dos conhecimentos e pela dedicação e esforço em ensinar segredos que foram por muitos séculos restritos a uma minoria privilegiada.

Cumprimento
Uma demonstração tradicional de cortesia é o cumprimento, isto tanto é verdade que ele é realizado no início e no final da aula, de frente ao Sensei ou companheiro de treino no inicio e fim de algum exercício e nos katas (Oss). Ao cumprimentar, deve-se olhar para baixo e não na face do seu oponente, pois cruzar o olhar com alguém durante um cumprimento é sinal de falta de confiança. O cumprimento pode ser feito de duas maneiras distintas:

    Ritsurei (立礼?), cumprimento em pé, em posição natural ou shizentai;
    Zarei (座礼?), cumprimento em posição de seiza.

A maneira correta de se cumprimentar é, partindo-se da posição natural, curvar o corpo apenas em 30 cm e segurá-la por meio segundo e retornar a posição ereta. O zarei é realizado a partir da posição seiza, inclinando-se o corpo e as mãos descem suavemente das coxas para o chão, formando um triângulo onde a testa tocará.



Google Plus

Altair Militao

Sou um aficionado por computadores, internet, animes, musica j-pop, rock. filmes, series, cultura japonesa e ciências aplicadas. Alguns ate me chamam de nerd, mas na verdade sou apenas uma pessoa com conhecimentos avançados em determinadas áreas da ciência. Gosto de observar o comportamento humano e tentar compreender as pessoas, enfim tudo e de meu interesse pois a vida e um constante aprendizado.
    Comentarios Blogger
    Comentarios Facebook

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe sua opinião