Taiko o som dos tambores japoneses


O que e Taiko

Taiko (太鼓) engloba uma variedade de instrumentos japoneses de percussão. No Japão, o termo refere-se a qualquer tipo de tambor, mas fora do Japão, o termo é geralmente usado para se referir a qualquer um dos vários tambores japoneses chamados de wadaiko (和太鼓) e a forma de apresentação o taiko chamada de kumi-daiko (組太鼓 lit. "coleção de tambores"). O processo de construir taiko varia entre os produtores, mas a maioria inclui a confecção e definição da força do corpo do tambor, escolhendo uma superfície para a pele do tambor e cuidadosamente esticando a superfície acima do tambor para criar uma tensão apropriada.
A Arte do Taiko é a arte do aprimoramento diário, da esmerilhação da alma, e para exercê-la é necessária força física, mental e espiritual, bem como disciplina, rigor, força de vontade, energia, união e harmonia. É uma arte normalmente coletiva que exige a comunhão espiritual daqueles que a buscam. Surgiu há mais de 2000 anos e que já serviu a propósitos militares, religiosos, teatrais, musicais e práticos, devido ao seu som vibrante, vigoroso e místico.




A mitologia

Conta um antiga lenda que o taiko se originou da deusa xintoísta Ame no Uzume, a deusa do raio de sol, Amaterasu, e seu irmão Susanoo, o deus dos mares e das tempestades.
Em uma interpretação, Susanoo repentinamente tornou-se nervoso e trouxe sua raiva do mar para a terra. Sua irmã, Amaterasu, estava tão brava com a situação que fugiu para uma caverna e a selou com uma pedra, recusando-se a sair. Os outros deuses se reuniram e sabiam que sem o raio de sol a vida na Terra se deterioraria e morreria. Assim, eles tentaram muitas formas de trazer Amaterasu para fora implorando, ameaçando e até mesmo tentando mover fisicamente a pedra, mas ele não tiveram sucesso.
Finalmente, a antiga deusa Ame no Uzume, que tinha a aparência de uma velha senhora, deu um passo à frente e afirmou que poderia trazer Amaterasu para fora da caverna. Apesar de ser ridicularizada pelos outros deuses por sua aparência envelhecida, ela prosseguiu com seu plano. Ame no Uzume esvaziou um barril de saquê e pulou em cima do barril, pisando nele furiosamente para criar ritmos percussivos. Os deuses ficaram tão comovidos por essa música que eles só conseguiam dançar e cantar. A celebração se tornou tão barulhenta que Amaterasu espreitou para fora da caverna e, ao ver a cena alegre, trouxe a luz de volta para o mundo e baniu Susanoo. Desse modo, a música do taiko teria surgido da performance de Ame no Uzume.



A essência da arte

Os percussionistas de taikô relatam que a essência da arte não é simplesmente tocar. É a união dos percussionistas entre si, como se a energia de todos passasse para os tambores e eles mandassem de volta a todos a vigorosa força gerada pelo som, numa forma de comunhão com os instrumentos. Muitas vezes é preciso tocar com dor ou cansaço, mas é justamente nesse momento que é necessário continuar tocando para manter a união do grupo e não sobrecarregar os demais participantes. É necessário dar e fazer a sua parte para receber o incentivo e a recompensa da grande energia gerada pela música.



O uso na guerra.

O Taiko foi utilizado como instrumento para intimidar e assustar o inimigo com o seu som e suas danças. Além disso, nos idos de 1500, o Taiko era usado em batalhas para dar ordens e coordenar, já que era o único instrumento que podia ser ouvido em todo o campo de batalha. De acordo com figuras e pinturas da época, um soldado carregava o Taiko preso às costas enquanto dois outros soldados batiam no tambor, um de cada lado. Na batalha, o taiko yaku (tocador de tambor) era responsável por definir o ritmo da marcha, geralmente com seis passos por batida do tambor.11 Durante o período Sengoku, batidas de tambores específicos costumavam comunicar ordens de retratação e avanço. Outros ritmos e técnicas foram detalhadas em textos do período. De acordo com o Gunji Yoshu, nove conjuntos de cinco batidas convocariam um aliado para a batalha, enquanto nove conjuntos de três batidas acelerariam até três ou quatro vezes a ordem de avançar e perseguir um inimigo.





O uso modermo

Como povo essencialmente agrário nos séculos mais recentes da sua história, os japoneses usavam os taikôs em festivais e rituais de agradecimento por boas colheitas. As características mais conhecidas atualmente da arte do taikô tomaram forma a partir da Segunda Guerra Mundial, mas sempre tendo a preocupação de resgatar e mostrar as tradicionais facetas da cultura japonesa. O vigoroso encanto produzido pelo taikô há muito deixou de ser praticado apenas por japoneses e seus descendentes. O número de praticantes apreciadores dessa arte contagiante cativa cada vez mais pessoas mundo afora.No Brasil, o Taiko chegou por aqui graças aos imigrantes de japoneses que trouxeram o Taiko tradicional de suas regiões em suas bagagens e lembranças.






O Estilo

Os estilos de performance de taiko variam muito entre os grupos em termos de número de membros, seu repertório, escolha de instrumentos e técnicas no palco. No entanto, um grande número de grupos mais antigos tiveram grande influência da tradição. Por exemplo, muitas peças desenvolvidas pelo Ondekoza e Kodo são considerados padrões em muitos grupos de taiko.
O Kata (型 literalmente "forma") por exemplo é um termo usado para descrever a postura e o movimento associados com a performance de taiko. Ele tem semelhança com o mesmo termo das artes marciais. Alguns defendem que o kata é a característica primária que distingue os diferentes grupos de taiko um dos outros e que é um fator chave ao julgar a qualidade da apresentação.
O Hachijō-daiko é um estilo único do tambor japonês que se originou do Hachijō-jima. Dois estilos de Hachijō-daiko surgiram e foram popularizados entre os residentes da ilha Hachijō, um estilo tradicional mais antigo baseado em uma narrativa histórica, e uma tradição mais nova influenciada pelos grupos da ilha de Honshu e praticada pela maioria dos habitantes da ilha
O Miyake-daiko (三宅太鼓? trad. " taiko ao estilo Miyake") é um estilo de tocar taiko que passou a se popularizar entre os grupos através do Kodo, e é formalmente conhecido como Miyake-jima Kamitsuki mikoshi-daiko (三宅島神着神輿太鼓?). A palavra miyake vem de Miyake-jima, parte das Ilhas Izu, e a palavra Kamitsuki refere-se à vila de onde a tradição veio. O estilo Miyake de taiko veio das apresentações para o Gozu Tenno Sai — um festival tradicional que ocorre anualmente em julho em Miyake-jima desde 1820. No festival, os instrumentistas tocam o taiko enquanto santuários portáteis são carregados pela vila.
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Altair Militao

Sou um aficionado por computadores, internet, animes, musica j-pop, rock. filmes, series, cultura japonesa e ciências aplicadas. Alguns ate me chamam de nerd, mas na verdade sou apenas uma pessoa com conhecimentos avançados em determinadas áreas da ciência. Gosto de observar o comportamento humano e tentar compreender as pessoas, enfim tudo e de meu interesse pois a vida e um constante aprendizado.
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